

A história do Residencial Belize começa quando todo o loteamento, denominado JARDIM GUACYRA, foi implantado por ALDO PESSAGNO e sua mulher BENEDITA APARECIDA PESSAGNO, em 10 de maio de 1957, no Registro de Imóveis da Comarca de Santos. Em 13 de outubro de 1998, o loteamento JARDIM GUACYRA foi registrado no Registro de Imóveis de Itanhaém. Com o falecimento do Sr. ALDO PESSAGNO, ocorrido em 12 de janeiro de 1987, o loteamento foi partilhado entre BENEDITA APARECIDA PESSAGNO e os filhos herdeiros ALDO LUIS PESSAGNO, VERA LÚCIA FERREIRA PESSAGNO BRESCIA, PAULO EDUADO PESSAGNO, VALÉRIA REGINA PESSAGNO MULLER e FERNANDO JOSÉ PESSAGNO.
Em uma entrevista, Paulo Eduardo conta que a origem de seu pai, Aldo Pessagno, é italiana. O seu bisavô veio da Itália, sozinho, com 23 anos, e ficou um tempo na Hospedaria dos Imigrantes. Ele se radicou em Campinas e trabalhou em uma indústria. Já pedimos ao Sr. Paulo um relato específico sobre a história de sua família em Itanhaém.
Em 01 de fevereiro de 2007, foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DO RESIDENCIAL BELIZE – JARDIM GUACYRA.
No dia 01 de fevereiro de 2022 completaremos 15 anos.
Conteúdo e Imagens: Acervo de documentos indicados por Francisco Barone; Acervo de Paulo Eduardo Pessagno/Museu da Pessoa.